Áreas de concursos públicos: Como escolher a ideal?

Qual será das áreas de concursos públicos perfeita para você conseguir um cargo público?

 

Primeiramente, entre as áreas de concursos públicos, é preciso tomar decisões de quais concursos vai concorrer. Para isso, ter uma área definitiva e começar a estudar traz a segurança e o foco para a preparação que os estudos exigem.

Até porque, se você se dividir entre a área Policial e Fiscal, por exemplo, provavelmente não terá aprendido o suficiente para conseguir aprovação em nenhuma delas.

Desta maneira, sobre as áreas de concursos públicos, é essencial conhecer a fundo sobre o que você quer atuar. Você tem o total direito de tentar diversos concursos, e se forem da mesma área, a probabilidade de cair os mesmos assuntos é maior. Assim, o tempo investido nunca será em vão.

Neste blog, iremos falar sobre as diferenças das áreas presentes em concursos e a importância de decidir qual a melhor área. Boa leitura!

Clique aqui para conhecer o nosso perfil do Instagram 

 

Quais são as principais áreas de concursos?

Antes de tudo, para cada área muda a cartela de disciplinas básicas. Ter ciência de cada área e escolher uma com a qual mais se identifica é o primeiro passo.

 

Fiscal

 

Em resumo, uma das grandes atribuições da área é examinar a contabilidade de empresas, verificando se está em funcionamento de acordo com à legislação regente. Também, engloba a atuação nos processos administrativos-fiscais e guia o contribuinte em questões relacionadas à legislação tributária e aos procedimentos relacionados.

As oportunidades para a área estão no âmbito federal (Receita Federal e Ministério do Trabalho), nos municípios (Secretaria de Finanças) e Estados (Receita Estadual), assim, gerando um grande número de editais.

Leia também: Como conciliar maternidade e estudos para concursos públicos

 

Administrativa

De acordo com alguns especialistas do universo dos concursos, talvez seja a segunda área com mais oportunidades. O concurso para a área mensuram pessoas para serem profissionais que executarão funções administrativas em um órgão.

Há área tanto para nível médio quanto superior, e você pode encontrar títulos de profissionais como Técnico Administrativo, Analista Administrativo, Gerente, entre outros. Há oportunidades em órgãos de diversos poderes, como o Executivo, Legislativo e Judiciário e nas três esferas, além de autarquias e empresas públicas, bem como nos dois bancos públicos: Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

 

Policial

Na Polícia, existem diversos segmentos, como Civil, Rodoviária Federal, Federal, Militar, Guarda Municipal, etc. Algumas preparações, como a Polícia Federal, são mais complexas que outras, e os salários são de acordo com cada cargo.

É bastante comum que o candidato que é aprovado tenha realizado um curso de formação antes de iniciar as atividades. Cargos como Agente do DEPEN (Departamento Penitenciário Nacional) e da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), não fazem parte da área Policial, mas exigem o mesmo perfil de candidatos e possuem disciplinas semelhantes.

Leia também: Dicas para reforçar os estudos no dia-a-dia

 

Controle

áreas de concursos públicos

 

Para os concursos na área de Controle, em geral, envolve as matérias de controle externo e auditoria governamental. Além disso, é ser necessário aprofundar o estudo em Administração Financeira, Orçamentária e também em administração pública.

Os concursos mais conhecidos dessa área são: Tribunal de Contas da União (TCU); Tribunais de Contas Estaduais; Os seis tribunais municipais de contas existentes no Brasil; Controladoria Geral da União (CGU); Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Resumindo, o servidor desta área cuida da verificação de receitas e despesas públicas e da adequada gestão orçamentária, patrimonial e financeira de certos órgãos e entidades.

 

Jurídica

áreas de concursos públicos

Entretanto, nesta área, há cargos que exige graduação em direito, como: Defensor Público, Procurador, Delegado, Juiz e Ministério Público. Sendo muito desses cargos boas opções para pessoas formadas na área que pensam em seguir carreira pública.

Clique aqui e conheça a nossa página no Facebook 

 

Tribunais

É uma área que acaba se interligando com diversas outras. Por ser um órgão, é possível encontrar nele atribuições nas áreas Administrativa, Policial e Judiciária, por exemplo. Assim, os principais tribunais são: Tribunais Regionais do Trabalho; Tribunal de Justiça dos estados; Tribunais Regionais Eleitorais; Tribunais Militares, Tribunais Superiores (STJ, TSE, TST, STM e STF) e Tribunais Regionais Federais.

Clique aqui e conheça a nossa página no Facebook 

Antes de escolher quais das áreas de concursos públicos, avalie o que sua formação te permite fazer. Pois, hoje é quase obrigatório ter Ensino Superior. Portanto, não esqueça que o sucesso da sua escolha certamente estará ligado à sua vocação e aptidão.

R. Abelardo, 45 - Graças
Recife/PE - 52050-310
(81) 3049-9049
(81) 9 8122.8242
contato@espacosagora.com.br
Atendimento das 9h às 19h
TOP
Tire sua dúvida via WhatsApp