Como resolver provas em menos tempo?

Resolver provas mais rápido é o grande objetivo de muitas pessoas que passam por provas de ENEM e concursos públicos. O tempo é o grande inimigo de quem está fazendo uma prova e, talvez, uns minutos a mais são a garantia de aprovação de muita gente.

Significa que, o quanto mais você aproveitar o seu tempo de prova, maior será a probabilidade de sucesso nas questões. Assim, a sua vontade em concluir rápido aumenta e sua chance de ser aprovado também.

Porém, na maioria das vezes ficamos tentando resolver provas que têm perguntas difíceis e perdemos a noção do tempo. Assim como, há momentos que o nosso emocional desequilibra e esquecemos de certos conteúdos que farão total diferença na hora de responder.

Portanto, não é só ter um estudo de qualidade, mas também é necessário lidar com o relógio da melhor maneira.

Continue a leitura e confira nossas 5 dicas de como você pode otimizar o seu tempo em qualquer teste.

 

#1: Treine muito em casa com simulados

resolver provas

Parece óbvio, mas é um dos mais importantes caminhos para conseguir concluir qualquer prova em pouco tempo. Do mesmo modo, fazer simulados é muito importante e, é claro que não é necessário você aderir aos pagos.

Você pode formular o seu próprio com base nos diversos simulados e provas disponíveis na internet. Porém, o mais importante é você ter um simulado parecido com o da prova que você irá fazer no final dos estudos.

Leia mais: maternidade e estudos para concursos públicos

Sendo assim, se você terá 4h para fazer o teste, cronometre em seus simulados para no mínimo terminar com 3h e meia e 30 minutos para preencher o gabarito. Da mesma forma, é essencial você começar cedo os simulados e se esforçar para cada um deles conseguir terminar em menos tempo que o anterior.

 

#2: Não perca muito tempo em questões que você está com dificuldades

É bastante comum o candidato olhar para uma questão, começar a ter dificuldades para resolver, não consegui e ainda ficar tentando. Do mesmo modo, se você perceber que está tendo dificuldade numa questão, deixa ela de lado.

Ou seja, se deu um branco ou não está conseguindo raciocinar sobre a questão, pule para a próxima.

Clique aqui e conheça a nossa página no Facebook

 

#3: Qualquer questão de interpretação de texto é melhor deixar por último

resolver provas

Uma dica que pode ser crucial para resolver provas em menos tempo é deixar questões com textos longos por último. Acima de tudo, questões de Português, no qual você tem que ler os enunciados, interpretá-los corretamente e definir as respostas corretas.

Assim também, se você escolher começar pelas perguntas de Português, procure resolver as com textos menores. Certamente, a mesma dica vai para questões de exatas. Tenha o objetivo de encontrar as questões mais complexas, e assim, deixá-las para depois. Porque se você ficar preso em enunciados longos ou muito complexos, você pode:

Perder muito tempo e não ter o suficiente para o resto da prova;

  • Ficar muito cansado resolvendo essas questões e, quando for nas mais fáceis, errar muitas;
  • Ficar nervoso e não conseguir respondê-las.

Portanto, tenha como objetivo inicial responder as mais fáceis, para garantir a pontuação nelas e, depois você vai para as mais complexas.

Leia também: Dicas para reforçar os estudos no dia-a-dia

 

#4: Confira as alternativas de questões de exatas sempre antes de fazer

De antemão, é essencial que se você estiver resolvendo questões de exatas, analise sempre antes as alternativas disponíveis. Sempre olhe quais as respostas mais próximas em números.

Ainda mais, porque sendo de múltipla escolha, sempre poderá te dar aquela “luz”, por exemplo, a resposta deverá ser arredondada ou tem vírgula, etc.

 

#5: Nunca se esqueça de beber água

resolver provas

Se manter hidratado antes, durante e depois da prova é primordial! Uma pesquisa realizada pelas Universidade de Westminster e East London descobriram que quem bebe água principalmente durante a prova tem sucesso 5% a mais de quem não bebe.

Porém, não significa que você vai sair tomando água demais de uma vez, pois você ficará com vontade de fazer xixi, e irá perder tempo. Beba água com moderação, em pequenos goles e irá te ajudar a recuperar a energia.

 

Por fim, essas são nossas dicas para você resolver provas da melhor maneira e em menos tempo. Estude muito e até a próxima!

R. Abelardo, 45 - Graças
Recife/PE - 52050-310
(81) 3049-9049
(81) 9 8122.8242
contato@espacosagora.com.br
Atendimento das 9h às 19h
TOP
Tire sua dúvida via WhatsApp