Como conciliar maternidade e estudos para concursos públicos

Maternidade VS Estudos: como conciliar a vida de mamãe com a preparação para os concursos públicos

 

Será que é possível ter sucesso nos estudos e cuidar da criança ao mesmo tempo?

 

As mulheres do séculos XXI estão cada vez mais cheias de sonhos, como de serem aprovadas em concurso público, garanti seu tão merecido emprego, bons salários e também a realização pessoal de conceber um filho(a). Muitas delas questionam: E aí, dá para conciliar a maternidade e estudos para concursos?

Tem aquelas mulheres que já estão lidando com a chegada de mais um integrante na família. E os cuidados com um filho, na maioria das vezes, acaba adiando o sonho da realização profissional.

Ter um momento da vida como concurseira junto com o fator de ser mãe é uma caminhada bastante difícil. No entanto, se você deseja estudar bastante para alcançar seus objetivos, não desamine, mesmo sendo árdua é possível vencê-la.

Separamos 5 dicas para você se inspirar e vencer!

 

1. Organize o seu dia e monte um plano de estudos

Crie um sistema de definição de horário para cada coisa. Por exemplo, tente estudar enquanto as crianças dormem ou estão na escola.

Na hora de criar, comece respondendo a pergunta: qual é o momento ideal do meu dia para eu estudar? Se for de noite, organize e cumpra com todas as suas tarefas diárias o quanto antes do horário determinado por você. Se for no horário que os pequenos estão na escola, então aproveite esse horário para dar total atenção aos estudos.

Conforme o ritmo da sua rotina, monte um cronograma das matérias que você tem que estudar e aproveite ao máximo as horas disponíveis para exercitar, ler e ver vídeos-aulas para enriquecer seus estudos.

 

2. Estabeleça um círculo de apoio

Se você puder contratar um babá, é uma opção válida. De qualquer forma, é essencial procurar apoio (mãe, cônjuge ou qualquer parente próximo) e transferir um pouco da responsabilidade.  Toda a ajuda é uma ótima pedida para quem precisa estudar.

 

3. Opte por videoaulas e cursos à distância

Muitas vezes os cursos presenciais se tornam muito difícil de serem continuados quando a mulher tenta conciliar com a maternidade. Então, uma boa dica é optar por videoaulas, pois você não estará presa a um horário, e irá molda o seu estudo de acordo com seu tempo disponível, podendo ser quando a criança está dormindo, brincando ou na escola.

 

4. Aproveite os momentos a mais

Além de você estudar dentro da sua rotina, você pode aproveitar os momentos de folgas para dar uma turbinada nos estudos. Se seu filho é pequeno e está assistindo um desenho ou brincando, você pode aproveitar esse momento para ver e dar uma lida em algum assunto que você esteja com dúvidas, mas sempre sem tirar os olhos da criança.

 

5. Respeite seus horários, mas também não se culpe

Você deve se dedicar aos seus estudos dentro do tempo que você tem livre, levando em consideração a concentração sua colocada nos momentos, e assim, aprendendo. Para você mamãe concurseira, ter organização é primordial para alcançar o aprendizado desejado. Não importa se você tem 4 ou 2 horas disponíveis, você tem que estudar com qualidade.

Claro que há sempre imprevistos, como o filho(a) ficar doente, seus pais de apoio ou até mesmo você não estiver nas melhores condições. Então, não se culpe por eventualidades inevitáveis, o mais importante é você se superar e retomar o ritmo dos estudos o quanto antes.

 

Esse conselho é válido para todas as mamães que estão em todas as fases. O importante é como você lida com todas as situações e a sua concentração. Você sabendo lidar com as situações e com seu emocional a probabilidade de sucesso será enorme!

 

R. Abelardo, 45 - Graças
Recife/PE - 52050-310
(81) 3049-9049
(81) 9 8122.8242
contato@espacosagora.com.br
Atendimento das 9h às 19h
TOP
Tire sua dúvida via WhatsApp