EMPREENDER: Uma tendência mundial

Descobrir, desenvolver e implementar oportunidades de negócio são as principais atividades de uma pessoa empreendedora. As constantes mudanças do mundo e consequentes alterações nas oportunidades, fazem com que o empreendedor tenha que se adaptar rapidamente.

“A palavra entrepreneur, de origem francesa, em dar asas ao espírito empreendedor, estabelecendo objetivos, e realizando seus sonhos e transformando o mundo através de ideias.”

O que é Empreendedorismo?

Sem dúvida, o empreendedorismo não é um caminho para todos. Somente aqueles que são motivados pelo desejo de realizar, que não desanimam com o fracasso, no entanto, aprendem com os próprios erros, conseguem desenvolver a criatividade necessária para vencer os desafios que tangem a elaboração de novas ideias capazes de transformar o meio no qual empreendem.

A persuasão, o carisma e as habilidades interpessoais de comunicação devem se fazer presentes na personalidade do indivíduo que deseja empreender. Bem como a resiliência diante dos riscos, pois é de extrema importância ter flexibilidade perante situações adversas que podem surgir no meio do caminho.

Grandes empresas que cresceram com uma visão inovadora

Podemos facilmente encontrar essas características em grandes empreendedores conhecidos mundialmente pelas suas façanhas, como Walter Disney que começou do 0, e construiu entre tentativas, fracassos e conquistas, o patrimônio que hoje todos nós conhecemos, e como bem sabemos é imensurável.

A paixão, visão, atitude, foco e coragem são o que distinguem pessoas de empreendedores. É claro que muitas pessoas almejam alcançar o sucesso através de suas ideias, mas poucos têm a persistência necessária para “chegar lá”.

Leia também: Sustentabilidade para o seu escritório 

Caso que deu muito certo e fez muito sucesso

Steve Jobs foi outro visionário que inspirou e continua inspirando milhares de vidas através da sua paixão e criatividade. Guiado pela intuição, inteligência e persistência, ele conseguiu acumular um patrimônio de mais de 76 bilhões de dólares.

Mas o mundo dos negócios não é feito só de flores. Dentre as dificuldades na condução e execução desse tipo de projeto, podemos citar a falta de elaboração de um plano de negócios assertivo, estratégia empresarial indispensável para adquirir sapiência de maneira global a respeito da sua empresa, que inclui a definição do negócio, do público-alvo, além da análise da concorrência.

E por que o processo de Benchmarking é tão importante e vital para o sucesso do seu empreendimento? A resposta é simples: Tornar seus concorrentes como o espelho do seu negócio é uma forma de ter uma visão mais estratégica e abrangente do cenário mercadológico. Assim, ao definir e estudar quem são seus concorrentes fica mais fácil aprender com eles, e aperfeiçoar seus pontos fracos, com o objetivo de maximizar oportunidades e minimizar as chances de fracasso.

Características de um empreendedor nato

Um empreendedor nato está sempre à frente do seu tempo, observando oportunidades e pensando em soluções. O empreendedorismo implica em correr riscos, e em colocar o planejamento estratégico em prática. Nesse contexto, um empreendedor deve ter os conhecimentos administrativos e financeiros como competências fundamentais para buscar a inovação agregando valor, a fim de gerar um impacto positivo no mercado.

Porém, olhar apenas para a empresa não é o suficiente nem recomendável. O empreendedor, antes de tudo, deve ser um exímio observador não só para lidar com os aspectos intrínsecos do seu negócio, como também para ser perspicaz e enxergar a carência de determinado público, com o propósito de atender às necessidades e demandas do consumidor contemporâneo, que está cada vez mais exigente.

R. Abelardo, 45 - Graças
Recife/PE - 52050-310
(81) 3049-9049
(81) 9 8122.8242
contato@espacosagora.com.br
Atendimento das 9h às 19h
TOP
Tire sua dúvida via WhatsApp