Malefícios da ansiedade nos estudos

Reunimos alguns males que a ansiedade pode causar no físico e psicológico.

 

O que é e o que a ansiedade pode causar?

 

Os malefícios da ansiedade tem alguns exemplos como: impaciência, inquietação, aflição e agonia. Além disso, juntos são capazes de prejudicar a autoestima, saúde e a qualidade de vida do indivíduo.

Clique aqui para conhecer o nosso perfil do Instagram 

 

O que a ansiedade pode influenciar nos estudos?

Desde já, os malefícios da ansiedade podem aparecer em momentos completamente diversos e de formas inesperadas. Assim, podendo surgir antes de dormir, nos estudos e no meio das atividades mais comuns que você realiza.

Para o dicionário Michaelis, a sua definição é dita como um sofrimento físico e psíquico que causa todos os exemplos citados no início do texto. Além disso, é considerada como um “estado emocional de um momento futuro no qual faz com que a pessoa se sinta indefesa”, completa.

Leia mais: Estudar: Qual é o lugar mais apropriado?

Assim também, o psicólogo clínico Bayard Galvão conta que a ansiedade possui sintomas parecidos aos exercícios físicos – só que sem o prazer que é proporcionado. Desta forma, você pode sentir o aumento do batimento cardíaco e aumento de contrações musculares, por exemplo.

O quanto a ansiedade pode atrapalhar seus estudos pode ser bem maior do que você imagina! Confira 5 motivos para você controlar a ansiedade:

 

1. Perturba a memória

malefícios da ansiedade

 

A substância chamada Quinase C (PKC) é gerada pelo corpo quando o estresse e a ansiedade a estimula, prejudicando a memória de curto prazo.  Assim, evitando que o conteúdo que você esteja estudando chegue a memória a longo prazo e se consolide.

 

2. Dá aquele “branco”

A ansiedade aumenta o nível de cortisol do corpo e gera um bloqueio na mente. Bem como, mesmo que você tenha estudado muito e os conteúdos  já chegaram na memória a longo prazo, mas esse aumento pode dar uma “atrapalhadinha” a mais e gerar o famoso branco.

Clique aqui e conheça a nossa página no Facebook 

 

3. Te deixa mais cansado ainda

malefícios da ansiedade

 

A respiração curta, batimentos cardíacos acelerados e os músculos enrijecidos, alertam o cérebro com uma mensagem de perigo e o corpo entra em estado de tensão. Logo, a ansiedade consome muito o ser humano, e assim, evita que o foco fique inteiramente nos estudos.

 

4. Causa insônia

Nem sempre insônia é motivada pela falta de sono. Muitas vezes a ansiedade não permite que nós nos “desliguemos”. Do mesmo modo, você começa a pensar muito e a se preocupar com coisas que não dá para resolve naquele momento. Ai já sabe né…

Leia mais: Sustentabilidade para o seu escritório 

 

5. Contribui para a estafa mental

malefícios da ansiedade

 

A estafa mental acontece quando a raiva e o medo se juntam com a ansiedade. Nesse ínterim, gerando um nível de desgaste mental alto que não é saudável para o físico e nem para o psicológico do indivíduo.

 

Portanto, os malefícios da ansiedade só irão te atrapalhar e é estratégico você lutar ao máximo para não tê-la perto de você. Afinal, se você perceber que está ficando ansioso, respire bastante fundo, se acalme e vai trabalhando a autoconfiança que é só sucesso!

R. Abelardo, 45 - Graças
Recife/PE - 52050-310
(81) 3049-9049
(81) 9 8122.8242
contato@espacosagora.com.br
Atendimento das 9h às 19h
TOP
Tire sua dúvida via WhatsApp