Os cursos tecnólogos servem para concursos públicos?

Os cursos tecnólogos são um meio para muitos concorrerem a cargos mais concorridos e bem remunerados. No entanto, é um fato que fazem mais pessoas caírem de cabeça em cursos de quatro ou cinco anos e que podem ser tornarem financeiramente inviáveis. Além disso, no final das contas não ter serventia e contribuir para o crescimento pessoal e intelectual.

Do mesmo modo, surgiram os cursos tecnólogos que sempre geram perguntas como: será que essa faculdade de 2 anos serve para concurso público? Iremos te responder essa e outras dúvidas nesse blog. Confira!

Os tecnólogos foram criados para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Para que a pessoa possa ingressar num curso tecnólogo, é necessário ter o Certificado de Conclusão de Ensino Médio. No habitual, os cursos exigem estágio obrigatório ou apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Atualmente, diversos cargos públicos exigem nível superior e já reconhecem o tecnólogo. Então, quem é formado ou está pensando em aderir a um, já pode pesquisar se na área de interesse do concurso o diploma de curso tecnólogo é aceito.

Será que tecnólogo realmente vale a pena?

cursos tecnólogos

O tecnólogo tem algumas características muito interessantes, como:

Menor tempo de duração;

Maior especialização;

Variedade em áreas de atuação.

O curso de tecnólogo confere às pessoas a possibilidade de fazer concursos que exigem nível superior de graduação. Além disso, a regulamentação do MEC possibilita a realização de concursos que exigem nível superior:

“O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos. ”

Leia mais: maternidade e estudos para concursos públicos

Portanto, depende do edital do concurso que você queira concorrer se aceita e validam o tecnólogo para o cargo. Então, se o edital estiver exigindo “graduação de nível superior”, o curso tecnólogo serve para o concurso.

Para você decidir se vale ou não a pena, avalie primeiro o contexto que você se encontra e se está determinado a tentar concursos públicos. Se você ainda não cursou nada e você quer muito seguir carreira pública, talvez o curso de 2 anos seja o caminho mais prático para você.

Se eu desistir de prestar concursos?

 

Se você ainda não sabe se quer realmente prestar concursos, então, você tem que pensar muito antes de decidir fazer um tecnólogo. Se você desistir, talvez a graduação de tecnólogo restringirá alguns caminhos que você tem interesse de percorrer.

Clique aqui e conheça a nossa página no Facebook

 

Cursos de 2 anos só servem para concursos se forem regulamentados

cursos tecnólogos

Se você está decidido que irá prestar concurso e quer fazer um tecnólogo, verifique se o curso é reconhecido pelo MEC. Só assim que você poderá garantir a utilidade do curso para o concurso que você quer concorrer.

Os cursos à distância também podem ser uma opção muito boa se você não puder estar presente. o site ead.com.br e veja as graduações que são regulamentadas pelo MEC.

 

Para finalizar, se você realmente quer estudar e usar a graduação tecnóloga para prestar concursos. Você não precisa fazer uma graduação bacharelado apenas por ego, o curso de 2 dois anos serve sim para concursos!

Leia também: Dicas para reforçar os estudos no dia-a-dia

 

R. Abelardo, 45 - Graças
Recife/PE - 52050-310
(81) 3049-9049
(81) 9 8122.8242
contato@espacosagora.com.br
Atendimento das 9h às 19h
TOP
Tire sua dúvida via WhatsApp