Os cursos tecnólogos são um meio para muitos concorrerem a cargos mais concorridos e bem remunerados. No entanto, é um fato que fazem mais pessoas caírem de cabeça em cursos de quatro ou cinco anos e que podem ser tornarem financeiramente inviáveis. Além disso, no final das contas não ter serventia e contribuir para o crescimento pessoal e intelectual.

Do mesmo modo, surgiram os cursos tecnólogos que sempre geram perguntas como: será que essa faculdade de 2 anos serve para concurso público? Iremos te responder essa e outras dúvidas nesse blog. Confira!

Os tecnólogos foram criados para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho. Para que a pessoa possa ingressar num curso tecnólogo, é necessário ter o Certificado de Conclusão de Ensino Médio. No habitual, os cursos exigem estágio obrigatório ou apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Atualmente, diversos cargos públicos exigem nível superior e já reconhecem o tecnólogo. Então, quem é formado ou está pensando em aderir a um, já pode pesquisar se na área de interesse do concurso o diploma de curso tecnólogo é aceito.

Clique aqui para conhecer o nosso perfil do Instagram

Será que tecnólogo realmente vale a pena?

Veja  algumas características muito interessantes, como:

  • Menor tempo de duração;
  • Maior especialização;
  • Variedade em áreas de atuação.

O curso de tecnólogo confere às pessoas a possibilidade de fazer concursos que exigem nível superior de graduação. Além disso, a regulamentação do MEC possibilita a realização de concursos que exigem nível superior:

“O contratante tem autonomia para decidir a qualificação do servidor que busca. Contudo, caso a exigência seja de nível superior e/ou graduação, o formado em cursos tecnólogos está apto a prestar o concurso. Ressalte-se a exceção em caso de solicitação específica da formação em licenciatura e/ou bacharelado. Portanto, o fator determinante é o teor do edital de cada concurso no qual estarão discriminados os títulos exigidos.”

Leia mais: Mães estudantes: Como conciliar maternidade e estudos

Portanto, depende do edital do concurso que você queira concorrer se aceita e validam o tecnólogo para o cargo. Então, se o edital estiver exigindo “graduação de nível superior”, o curso tecnólogo serve para o concurso.

Para você decidir se vale ou não a pena, avalie primeiro o contexto que você se encontra e se está determinado a tentar concursos públicos. Se você ainda não cursou nada e você quer muito seguir carreira pública, talvez o curso de 2 anos seja o caminho mais prático para você.

E se eu desistir de prestar concursos?

Se você ainda não sabe se quer realmente prestar concursos, então, você tem que pensar muito antes de decidir fazer um tecnólogo. Se você desistir, talvez a graduação de tecnólogo restringirá alguns caminhos que você tem interesse de percorrer.

Clique aqui e conheça a nossa página no Facebook

Cursos de 2 anos só servem para concursos se forem regulamentados

 

Se você está decidido que irá prestar concurso e quer fazer um tecnólogo, verifique se o curso é reconhecido pelo MEC. Só assim que você poderá garantir a utilidade do curso para o concurso que você quer concorrer.

Os cursos à distância também podem ser uma opção muito boa se você não puder estar presente. o site ead.com.br e veja as graduações que são regulamentadas pelo MEC.

Para finalizar, se você realmente quer estudar e usar a graduação tecnóloga para prestar concursos. Você não precisa fazer uma graduação bacharelado apenas por ego, o curso de 2 dois anos serve sim para concursos!

Leia mais: Dicas para reforçar os estudos no dia-a-dia