O que é empreendedorismo social?

Empreendedorismo social é uma forma de empreendedorismo que possibilita a construção
de negócios cujo maior impacto são melhorias na sociedade. Ou seja, essas empresas
existem, principalmente, para promover soluções que geram mudanças na realidade de
pessoas e/ou comunidades vulneráveis. O empreendedorismo social busca resgatar essas
pessoas, oferecendo capacitação, emprego, oportunidades de tratamento de saúde,
atuando na preservação ao meio ambiente, entre outras frentes.

Enquanto o empreendedor “comum” cria um negócio para obter lucro, atendendo uma
demanda do mercado, o empreendedor social toma uma iniciativa para resolver um
problema, atender uma necessidade social, normalmente percebida em sua localidade, na
comunidade onde ele vive e ou trabalha. Com o tempo, essa iniciativa pode se tornar um
negócio, que não exclui a obtenção de lucro, mas isto é mais uma decorrência do que uma
primeira intenção.

É muito importante diferenciar o empreendedorismo social das ações sociais, que são
encabeçadas por empresas e através de campanhas, costumam beneficiar comunidades de
maneira pontual, por exemplo, entregando cestas básicas na época do Natal. Mas, tais
ações necessariamente não sustentam transformações mais profundas, que consigam
mudar a condição desses indivíduos, dando suporte para que tenham a própria renda.

Já o empreendedorismo social existe justamente para promover essas mudanças, sendo
realizado de modo contínuo e bem estruturado. É comum que a história da iniciativa de um
empreendedor social esteja ligada a um problema que uma pessoa/grupo enxergaram em
suas comunidades. E, a partir disso, buscar uma solução que beneficie a todos. O problema
pode até estar presente em outros locais e, assim, a solução ser “escalável”. Mas o início é
quase sempre local.

E o que é ser um empreendedor social?
Na prática, significa utilizar as características e ferramentas do empreendedorismo para
viabilizar um negócio de impacto socioambiental. Empreendedores sociais são pioneiros em
abordagens mais sustentáveis e inclusivas para modelos de negócios. Essas pessoas têm
provado como empregados, clientes, fornecedores, a comunidade e o meio ambiente
podem ser beneficiados quando todas as partes interessadas estão envolvidas na criação
de valores socioeconômicos.

E algumas das estratégias empregadas por esse líder são:
– Proposta de criação de ideias úteis para resolver problemas sociais, combinando práticas

e conhecimentos de inovação, produzindo novos procedimentos e serviços;
– Criação de parcerias e formas/meios de auto sustentabilidade dos projetos
Transformação das comunidades graças às associações e parcerias estratégicas;
– Utilização de enfoques baseados no mercado para resolver os problemas sociais;
– Identificação de novos mercados e oportunidades para financiar uma missão social.

Empreendedores sociais têm feito a diferença na vida de várias comunidades espalhadas
pelo mundo. Seus projetos levam alimentos, melhores condições de vida,
profissionalização, informação e cultura, contribuindo para o bem-estar social e preservação
de ecossistemas naturais.

E na atual Era da Informação, essas ações se destacam por unir inovação, transformação
digital e geração de valores à sociedade, ultrapassando objetivos puramente voltados ao
lucro.

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