O que a redução de custos com aluguel significa para sua empresa?

As despesas fixas são um dos principais desafios dos empreendedores. A manutenção do escritório é o segundo maior gasto de uma empresa, ficando atrás somente da folha de pagamento. E você já deve saber que uma das principais vantagens do coworking é justamente a redução de custos em relação a outras formas de utilização do espaço por uma empresa, ou por profissionais autônomos.

Mas de onde vem essa redução de custos? E por que o coworking é tão vantajoso financeiramente?

Calma, você vai entender. Para profissionais em início de carreira ou empreendedores, é importante poder contar com baixos custos iniciais (ex.: expectativa real de faturamento, entre outros detalhes). Além disso, no coworking há a garantia de que terá conforto e recursos para realizar as atividades, pois o home office pode trazer problemas como instabilidade na internet, falha nos equipamentos, distrações com familiares, aumento no consumo de energia e outros.

No coworking, o investimento inicial é mínimo: não é preciso gastar com móveis, seguro-garantia para aluguel, instalação de infraestrutura e serviços. Quem aposta no coworking consegue obter uma economia de mais de 60% em comparação aos gastos de um escritório convencional.

E falando em infraestrutura, esse é outro aspecto no qual o coworking reduz gastos, já que a demanda de itens e serviços são compartilhados: mensalidade de internet, contas de luz, água e condomínio, e até mesmo limpeza. É por isso que esses locais conseguem oferecer preços tão baixos por serviços de alta qualidade. Trabalhar em coworking também pode ajudar a aumentar o lucro que você e seu empreendimento obtêm no dia a dia. Como as despesas são menores em um espaço compartilhado, a diferença entre elas e os rendimentos (o lucro) será maior.

Mesmo sendo um ponto muito importante, se engana quem acredita que os benefícios de se trabalhar em um coworking são apenas gastos reduzidos. Quando se coloca pessoas para trabalhar em um ambiente compartilhado, com gente de diferentes empresas e áreas, vários profissionais e várias marcas têm percebido também um aumento na qualidade do trabalho, resultado da socialização e aumento da criatividade proporcionados por espaços de coworking. Por isso, pequenas, médias e até grandes empresas têm cada vez mais optado por aproveitar as vantagens desses ambientes de trabalho flexível.

De modo geral, os espaços de coworking são uma tendência que cresce a cada dia no país, principalmente por conta dos altos valores cobrados nos custos fixos de um empreendimento e também pela influência do sucesso dos negócios realizados na internet.