Perrengues do home office e como lugares compartilhados podem ser positivos

Por que é melhor sair de casa para trabalhar?
Home office ou coworking? Essa é uma das maiores dúvidas dos profissionais liberais e freelancers. Será a solução mais interessante? Compensa financeiramente? Veremos a seguir.

Em casa tudo parece mais confortável e econômico: a cozinha está pertinho de você, os horários são ainda mais flexíveis que um coworking e dá até para trabalhar de pijama. Sem contar nos gastos com o aluguel.

Apesar de ser super cômodo, acredite, o home office é um ambiente informal. Já pensou no que fazer quando você precisar receber um cliente? E as distrações (televisão, pets, crianças, afazeres domésticos) que podem influenciar negativamente sua produtividade? E o que fazer quando as pessoas que moram com você tiram a concentração?

Pode parecer pouco, mas você gasta água e energia quando está em casa. E é um gasto que deve ser considerado. E também o ambiente também fica desorganizado muito mais rápido. Sem organização, o que era pra ser um escritório, se transforma em bagunça. E nada menos produtivo do que trabalhar em um ambiente mal cuidado. Em alguns momentos, vai ficar difícil separar o momento de trabalho com o de lazer, além de misturar as agendas.

Então, são por esses e outros motivos que está na hora de você considerar contratar um coworking, e entender que isso é um investimento para sua carreira e não um gasto.

As vantagens de trabalhar em um espaço compartilhado
Imagine ter um espaço adequado, equipado e com salas de reuniões com todos os recursos que você precisa para receber seu cliente. Pois bem, o coworking é a sua solução! Ainda conta com Internet, salas privativas, auditório, ambiente climatizado e estrutura física bem decorada. Você paga um preço único e muito mais em conta do que alugar uma sala comercial exclusiva.

Mas calma que tem mais vantagem, hein? Como se trata de um espaço compartilhado, você ainda pode conhecer um monte de gente legal que pode te ajudar diretamente ou indiretamente. Ou seja, aumentam as possibilidades de criar parcerias, aprender sobre outras áreas de atuação, além de fazer novas amizades.

Alugar salas comerciais sabe é um processo burocrático. Mas com os espaços compartilhados isso é bem diferente. Isso porque eles possuem planos flexíveis e sem burocracia alguma, além de ser bem possível que você consiga começar no coworking no mesmo dia em que for visitar o local.

Então, percebeu a diferença entre custo e investimento nesse caso? Boa parte da sensação de economia financeira ao trabalhar em casa é ilusória. Você acaba gastando muito mais tempo com tarefas domésticas, e ainda não oferece um ambiente mais profissional aos seus clientes.