Saiba quais as principais tendências de marketing para 2022

Algo que não pode faltar no planejamento estratégico da sua empresa para o próximo ano é
um olhar atento para as tendências de marketing para 2022, que indicam os caminhos para
o futuro da comunicação empresarial. A importância de se atentar às tendências de
marketing para 2022 está associada à conexão que a sua marca pode estabelecer com o
público, entendendo quais são os canais onde eles estão presentes, os formatos de
conteúdos que mais engajam e as melhores ações para formar uma comunidade.

Considerando que o universo digital é a principal plataforma de relacionamento dos
brasileiros, conhecer as tendências do marketing digital é fundamental para fortalecer a
imagem da sua marca, ampliar as capacidades tecnológicas e maximizar a experiência do
cliente.

Para te auxiliar a desenvolver um plano de ação eficaz e conteúdos alinhados com o
momento atual, listamos as principais tendências de marketing de 2022.

Experiências e pesquisas por voz
Na hora de procurar serviços e produtos, o público quer ter uma experiência facilitada e ágil.
Isso explica o aumento das buscas por voz durante os últimos anos e a tendência de
marketing deve continuar ainda mais forte este ano.

Entre os fatores que impulsionam a forma de pesquisa por áudio estão a rapidez de
resposta em comparação com a busca por textos, o aspecto cultural, o maior uso de
dispositivos móveis e a maior presença das assistentes virtuais nas casas das pessoas.

Marketing autêntico e inclusivo
Para as novas gerações, atitudes valem mais que discursos. É por isso que esse público
está atento ao posicionamento institucional das empresas que acompanham de perto. Logo,
a autenticidade é uma palavra chave entre as tendências de marketing para 2022.

As pessoas querem encontrar atitudes que cumpram as promessas levantadas, assim como
pontos de identificação, seja de gênero, raça ou idade. Para que a postura ressoe nessas
comunidades, os gestores e profissionais de marketing precisam demonstrar que a cultura
plural e inclusiva é vista nas relações internas e externas. Para isso, as ações envolvem
trazer vozes relevantes que falam sobre grupos minoritários para programas da marca e
acima de tudo, apresentar resultados que sejam mensuráveis e realistas com o discurso
compartilhado.

Marketing focado em dados
A cultura de dados permite que as equipes de marketing percebam e interpretem
informações de maneira aplicável ao setor de atuação, baseando as decisões em
estatísticas comprovadas, favorecendo o desbloqueio de novas ideias em alinhamento com
os objetivos de marketing.

Cerca de 78% dos participantes confirmam que o engajamento dos usuários é motivado por
dados, enquanto 83% admitem que os recursos digitais são imprescindíveis para a
execução da atividade. Portanto, a importância das ferramentas de análise crescem ainda mais, tanto na avaliação das taxas de conversão e aquisição, quanto na mensuração dos
esforços realizados pelas equipes.

Marketing de Influência
Os influenciadores digitais impactam diariamente a vida de todos os consumidores online,
tanto que 82% deles afirmam seguir recomendações sugeridas por tais perfis, segundo o
Manifesto do Influencer Marketing. A criação de uma campanha com influenciadores precisa
considerar a afinidade da figura selecionada com a marca e também com o público, para
que a imagem transmitida seja de veracidade e não apenas de apelo comercial.

Sabendo que essa é uma tendência de marketing que ficará mais evidente esse ano, é
válido pensar nos nichos de marketing digital, que possuem micro e nano influenciadores
mais relacionados com seu produto e serviço oferecido, o que resulta numa estratégia
positiva para ambos os lados.

Experiências híbridas
A aceleração da tecnologia e a pandemia permitiu/obrigou que as jornadas de trabalho
ganhassem novos formatos, como o trabalho remoto e o híbrido. Sendo assim, hoje os
canais virtuais são o maior meio de interação e aquisição.

Uma vez que as experiências híbridas se tornaram tendências de marketing para 2022, as
empresas precisam entender qual a melhor forma de incorporar elementos da inteligência
artificial no espaço físico, mantendo a atratividade e conexão com o público jovem.

Automação com humanização
O uso de assistentes virtuais, chatbots e sistemas de gestão de trabalho são uma amostra
dessa interação entre a criatividade humana e a eficiência das máquinas. As interações
entre marcas e pessoas estão mais dinâmicas com o intermédio dos canais digitais e a
previsão é que a personalização fique cada vez mais em alta, pois o público deseja ter mais
ferramentas que facilitem o dia a dia, sem perder o toque humanizado.

Dicas de saúde e bem-estar por meios de assistentes virtuais, experiências híbridas que
encantam o cliente e plataformas que instigam a colaboração indicam o caminho para os
próximos anos.

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