Vantagens de espaços compartilhados para microempreendedores

Como funciona um coworking?
Começar seu próprio negócio é o sonho de muitos. Mas, uma das principais preocupações é o investimento para alugar ou comprar um escritório. Boa localização, ambiente agradável para receber clientes… isso pode custar muito dinheiro que talvez você não tenha disponível no momento ou planejado investir. Você está de home-office, mas o trabalho já não rende como deveria e você precisa expandir. E agora?

Simples! A solução é: coworking. E a gente te explica. Basicamente você aluga uma estação de trabalho de acordo com as suas necessidades com direito à Internet de alta velocidade, recepção, sala de reunião – ou seja, o básico de um escritório, porém com pessoas trabalhando ao seu lado em diferentes projetos e objetivos.

Os diferenciais variam de um lugar para o outro, como serviço de atendimento telefônico, cozinha equipada, auditório e utilização do endereço para receber suas encomendas e correspondências. E ainda promove eventos e palestras.

Quais as vantagens?
O espaço compartilhado foi pensado para o perfil de empreendedores e freelancers que buscam mais praticidade para o dia a dia. Também é uma solução para aqueles que viajam frequentemente e para equipes de campo, que precisam de condições apropriadas para desenvolver suas tarefas mesmo quando estão distantes da sede. Confira algumas das muitas vantagens:

Reduza os custos
No coworking, você conta com a divisão de despesas. Ou seja: aluguel, condomínio, impostos, água, energia, telefonia e internet; tudo isso é gerenciado pelo administrador e o usuário paga um valor fixo. Assim você reduz custos e garante mais lucro no final de cada período.

Networking
Ampliar a rede de conexões é o desejo de qualquer profissional ou empresário. São em lugares como esses que você encontrará profissionais de TI, escritores, publicitários, advogados, entre outros. O bacana é a possibilidade de trocar ideias, contribuindo para o surgimento de novas oportunidades de negócio e de parcerias dentro do mesmo ambiente.

–  Aprendizado e experiência
Outra vantagem é a convivência com profissionais de diferentes áreas e expertises. As pessoas que você encontrará lá também decidiram trabalhar por conta própria e a motivação para fazer com que as coisas aconteçam é enorme. Esse ambiente favorece e incentiva a troca de conhecimento contínuo.

Ambientes modernos e conforto
Você deve estar se perguntando sobre gastos com instalações, equipamentos e manutenção, mas não se preocupe. Tudo isso faz parte do “pacote” que você contratar, que também inclui impressoras, salas de reuniões, aparelhos de videoconferência e outros materiais de escritório. Serviços como recepção, limpeza, segurança, entregas e copa geralmente são cobrados apenas quando são utilizados.

Localização e endereço comercial
Uma boa localização e um endereço comercial são essenciais para reforçar a credibilidade de empresas e profissionais. Mesmo que o home office seja uma possibilidade para autônomos e freelancers, no coworking é mais fácil separar o trabalho da vida pessoal. Além de ser mais adequado para receber clientes, conduzir encontros e organizar eventos.

Já viu que as vantagens são muitas, né? Menos dor de cabeça e mais amigos. Menos burocracia e uma rede maior de relacionamentos. Menos investimento e um ambiente muito mais descontraído que o normalmente encontrado nas corporações em geral.