Feliz freelancer com tablet e laptop na cafeteria.

Visão de futuro: entenda a importância dessa habilidade para se transformar em um empreendedor de sucesso.

Alta carga tributária, os encargos previstos na legislação trabalhista, a falta de incentivos para pesquisa e inovação, uma infraestrutura precária que onera as operações logísticas e, também, gestão do negócio e das suas equipes. Fica evidente: empreender exige preparo. E muito!

 

Controlar o fluxo de caixa, criar e monitorar indicadores financeiros, negociar com fornecedores e parceiros, analisar o mercado, fechar contratos, prospectar e fidelizar clientes, otimizar processos, reduzir custos de forma inteligente, desenvolver estratégias de marketing, construir equipes de trabalho talentosas, competentes e motivadas. Essas são apenas algumas das atividades do empresário.

Por isso, a formação empreendedora e a experiência são essenciais para um gerenciamento eficaz e criativo.

O perfil empreendedor

Ser um empreendedor bem-sucedido reúne algumas características marcantes:

– Disciplina;

– Foco;

– Resiliência;

– Firmeza de propósito.

Essas características podem ser natas ou desenvolvidas por meio de estudos, treinamentos ou coaching. Em outras palavras, esse perfil vai sendo lapidado com as vivências, conquistas, tentativas e em especial, por meio do conhecimento técnico e gerencial. Em diversas situações, o comportamento empreendedor é considerado o principal fator gerador de problemas, e esse comportamento está totalmente relacionado ao desenvolvimento de habilidades administrativas e comportamentais.

Esse perfil empreendedor não serve apenas para aqueles que pretendem abrir um negócio próprio, já que muitas empresas buscam exatamente essas características em seus times. Ou seja, também existem várias opções para uma trajetória vitoriosa dentro do universo corporativo.

A visão e a atitude empreendedora

São um conjunto de habilidades que todo profissional pode desenvolver, como::

– Observar constantemente o mercado;

– Manter-se informado sobre variáveis internas e externas;

– Estimular o pensamento criativo e inventivo;

– Pesquisar tendências;

– Identificar novos nichos, demandas e oportunidades.

Um profissional com visão e atitude empreendedoras mantém o foco nos resultados, é curioso e inquieto, busca novos desafios, tem potencial de liderança, sabe ser flexível e adaptável, gerencia o tempo com eficiência, investe no aprendizado contínuo e, claro, tem um planejamento de carreira. Questionar, avaliar, arriscar e procurar soluções são posturas típicas de um empreendedor. Nesse caso, a capacitação deve servir como sustentação, garantindo o conhecimento necessário para que essas análises sejam sólidas e possam gerar condições favoráveis para o crescimento.

Dessa forma, o empreendedor se transforma em um gestor completo, capaz de administrar sua própria empresa com competência. Assim, é mais fácil conquistar os resultados esperados, superar os momentos de crise, vencer a concorrência e expandir os negócios.

Gostou dessas dicas?

Compartilhe com alguém que você quer ver crescer profissionalmente.