A reta final dos estudos para o concurso

Na reta final dos estudos, muitas pessoas se questionam se ainda dá tempo para otimizar ainda mais os conteúdos.

Mas, se estudar depois do edital já é complicado, imagina aprender tudo em poucos dias antes. Desta maneira, estudar faltando pouco tempo para o concurso é revisar e esclarecer dúvidas que você ainda tenha.

Separamos algumas dicas para você fazer seu tempo restante antes do concurso valer ouro e ter valido a pena ter ido fazer a prova. Confira!

Clique aqui para conhecer o nosso perfil do Instagram 

 

Você só terá a aprovação tão sonhada se já estiver se preparando

Primeiramente, não existem milagres que farão você aprender tudo sobre o concurso que você vai prestar se você não estiver estudando há algum tempo. Se você é do tipo de pessoa que só estuda após o lançamento do edital, está na hora de mudar a sua atitude.

Todo concurseiro interessado sabe o quanto é importante criar uma rotina de estudos bem estruturada e com as disciplinas divulgadas no edital anterior. Além disso, você só terá chances se já estiver se preparando. A reta final até o concurso serve para você revisar o que você já aprendeu e não com a intenção de fazer um milagre.

Leia mais: maternidade e estudos para concursos públicos

Aqui vão alguns conselhos para você saber como estudar na reta final do concurso:

#1 Faça um cálculo de quantas horas de estudo você terá até o dia do concurso

De antemão, é de extrema importância que você calcule quantas horas você terá para estudar até a prova. Para começar, pegue um calendário e marque as semanas que você tem disponível até a prova. Em seguida, veja quais os dias que você tem compromissos e os que você tem livres.

Assim, você terá noção exata de quantas horas você terá no total das semanas e por dia. E assim, programar os assuntos que você precisa revisar de acordo com esse tempo disponível.

Clique aqui e conheça a nossa página no Facebook 

#2 Distribua as horas disponíveis entre as disciplinas

reta final dos estudos

Logo depois, sabendo quantas horas você tem livre para estudar até o dia da prova, agora, você deve dividi-las de maneira que mais seja viável para o seu aprendizado.

É importante que você priorize as disciplinas que você ainda tem dificuldade e conteúdos que você ainda não compreendeu. O peso da disciplina também tem que ser considerado, mas se você já souber de tudo sobre a matéria, então, você pode dar atenção para aquela que você ainda tem dificuldade.

Leia também: Dicas para reforçar os estudos no dia-a-dia

 

#3 Seja direto nos estudos na reta final

Você tem que ter em mente que esse momento é perfeito para revisar o que você precisa, não iniciar um novo conteúdo. Decorebas, memorização de fórmulas matemáticas, por exemplo, são perfeitas para a reta final até o dia da prova.

 

#4 Não deixe os estudos por questões bobas na reta final

reta final dos estudos

Uma ótima dica para a reta final do concurso é fazer simulados de concursos anteriores. O treino faz você lembrar melhor do conteúdo e criar uma afinidade com a banca.

Esse momento também é uma boa hora para corrigir e refazer questões que você já fez e errou. Assim, para trabalhar melhor conteúdos que você ainda tem uma insegurança no tema.

 

#5 Não se esqueça de relaxar

Não esqueça de dar valor ao seu bem-estar, principalmente na semana que antecede o concurso. Logo, é de extrema importância que você se cuide para estar saudável para fazer a prova tranquilamente.

Da mesma forma, evite atividades que te coloquem em risco e que façam você ficar impossibilitado de fazer a prova por causa de algum acidente. Os exercícios físicos são ótimos para ajudarem no seu bem-estar, porém, escolha atividades moderadas e que você já faça em sua rotina.

Por fim, nunca deixe de dormir o quanto você precisa, é indispensável! Além disso, mantenha uma alimentação saudável e evite o uso de bebidas alcoólicas.

Curtiu nosso blog? Escreva abaixo o que você achou desse tema e dê sugestões.

R. Abelardo, 45 - Graças
Recife/PE - 52050-310
(81) 3049-9049
(81) 9 8122.8242
contato@espacosagora.com.br
Atendimento das 9h às 19h
TOP
Tire sua dúvida via WhatsApp